José Carlos Pace


A Carreira na F1.

1963 - Estreou no automobilismo, disputando provas de Turismo pela equipe Willys.

1970 - Já na Europa, disputou o Campeonato Inglês de Fórmula 3, sagrando-se campeão.

1971 - Venceu o GP de Ímola de Fórmula 2. Com esta vitória, conseguiu um convite para integrar a equipe de Protótipos da Ferrari a partir da temporada de 1972, tendo como melhor resultado o segundo lugar nas 24 horas de Le Mans de 1973.

1972 - O ingresso na Fórmula 1 se deu pela equipe Williams, que na época utilizava carros March da temporada de 1971. Ainda assim, Pace pontuou duas vezes, terminando o campeonato em 16º lugar, com três pontos.

1973 - Paralelamente ao Campeonato de Protótipos, disputou o Campeonato Mundial de Fórmula 1 pela equipe Surtees. Terminou o campeonato em 11º lugar, com 7 pontos, conseguindo como melhor resultado o 3º lugar na Áustria. Foi escolhido o quarto melhor piloto do mundo pelo anuário Autocourse, perdendo para Jackie Stewart, Ronnie Peterson e Emerson Fittipaldi.

1974 - Começou a temporada novamente na Surtees. Na metade da temporada, mudou de equipe, passando a disputar o campeonato pela Brabham, onde conseguiu o segundo lugar em Watkins Glen, nos Estados Unidos. Terminou o campeonato em 12º lugar, com 11 pontos.

1975 - Disputando a temporada pela Brabham, Pace fez sua melhor temporada no automobilismo. Além da Fórmula 1, participou do Campeonato Brasileiro de Turismo e sagrou-se campeão do Grupo 1. Venceu também as 25 horas de Interlagos. Seu principal feito na temporada de Fórmula 1 de 1975 veio no segundo GP, no Brasil. Pace venceu a corrida, fazendo dobradinha com Emerson Fittipaldi; a primeira dobradinha Brasileira na Fórmula 1. Terminou a temporada em 6º, com 24 pontos.

1976 - Não foi um ano muito bom para Pace. Na Brabham utilizando os motores Alfa Romeo, que eram pesados e gastavam muita gasolina, fez apenas 7 pontos, terminando em 14º lugar.

1977 - Um segundo lugar no Grande Prêmio da Argentina foi o último pódio de José Carlos Pace. Participou de mais duas corridas, Brasil e África do Sul, sem pontuar.



Sua Morte.

No dia 18 de março de 1977, o avião em que viajava, um pequeno mono-motor de propriedade do também piloto Marivaldo Fernandes, bateu numa árvore na Serra da Cantareira, município de Mairiporã, após decolar do Aeroporto Campo de Marte no início de uma violenta tempestade, tendo Pace morte imediata.

Môco como era conhecido no mundo do automobilismo era visto como uma grande promessa no aotomobilismo todos na F1 acreditavam que ele seria campeão, como resultado do grande trabalho de desenvolvimento feito em sua Brabham no ano anterior.

quinta-feira, 22 de abril de 2010 às 18:27

0 Comments to "José Carlos Pace"

Postar um comentário